• Emanuel Porangaba

Cientistas descobriram como converter sangue doado num tipo universal


Cientistas da University of British Columbia podem ter encontrado uma forma de converter um tipo de sangue menos utilizável num que qualquer pessoa possa receber.


A tecnologia aplicada permite que todos os pacientes em necessidade poderiam receber sangue tipo O como rotina, procedimento natural.


Não é uma técnica revolucionária da atualidade, na verdade, este procedimento já havia sido detalhado há algum tempo, mas era caro e ineficiente e não tinha perspectiva de ser aplicado em larga escala. Agora, esta equipa de investigadores conseguiu desenvolver uma técnica aplicável.


O processo envolve a utilização de enzimas específicas para remover essas glicoproteínas da superfície dos glóbulos vermelhos. O cientista Stephen Withers explicou num press release que glicoproteínas semelhantes são digeridas no nosso intestino com ajuda de bactérias que são ricas nessas enzimas. Com base neste conhecimento, os investigadores conseguiram isolar esta enzima e utilizá-la no sangue.


Agora a equipe está a confirmar os resultados para então realizar um teste clínico, para determinar se o processo de conversão realmente é seguro. O trabalho foi publicado na revista American Chemical Society e dá conta que esta fase de testes pode ser um pouco demorada, mas os investigadores estão otimistas de que a enzima pode proporcionar um salto enorme na história da doação e recepção de sangue.


Por: PPLWARE (https://pplware.sapo.pt/ciencia/cientistas-descobriram-como-converter-sangue-doado-num-tipo-universal/)

28/08/2018

2 visualizações